quinta-feira, 14 de junho de 2012

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Atividades - Projeto ÁGUA

Para Colorir





Projeto Música

PROJETO Música no Ensino Fundamental

1. Público Alvo: 5º ano do Ensino Fundamental


2. JUSTIFICATIVA
A música tem sido através dos séculos um das formas de comunicação entre os indivíduos, pretende-se refletir de que forma os afetos, os sentimentos e as sensações do aluno interagem com a aprendizagem das práticas da cultura musical.
Enquanto o ser está vivo, falando e se movimentando está expressando musicalidade e expressando suas emoções através de sons e "ritmos". Levando o educando a descobrir seu corpo como elemento criador da música, tornando uma fonte lúdica e criativa.
Ouvindo música os conceitos de ritmo, intensidade, altura e melodia são também percebidos, e, além disso, a criança habitua-se a relacioná-la a expressão de sentimentos e fazer com que ela se comunique através dela e tornamos as aulas muito mais atraentes e divertidas.
Temos por finalidade, oportunizar a aplicação dos conteúdos estudados durante as aulas e propor a vivência da interdisciplinaridade, alicerçada na habilidade de desenvolver uma aula interdisciplinar lúdica pedagógica que favoreça o aprendizado dos alunos. 
Esse plano de aula favorece a interação do aluno no grupo, além de desenvolver uma série de habilidades que ajuda a criança a desenvolver uma aprendizagem com qualidade.

3.DURAÇÃO: 1 mês

4. OBJETIVOS
Visamos desenvolver no aluno a sensibilidade artística e musical. Isso é alcançado através do estudo da teoria musical complementada pela vivência cotidiana com obras de grandes compositores clássicos e populares.

4.1 OBJETIVO GERAL
Proporcionar as crianças à socialização através da música, para que ela possa descobrir seu corpo como elemento criador de música. 

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Reconhecer a importância da música na nossa vida. 
• Saber diferenciar diversos ritmos musicais. 
• Desenvolver a criatividade e a habilidade de interpretar letras de músicas populares. 
• Identificar vários instrumentos. 
• Criar o hábito de fazer uma audição consciente. 
• Motivar para a vivência da música. 
• Desenvolver a sensibilidade auditiva, o senso rítmico e a coordenação motora. 
• Identificar materiais da região que se prestem à criação e novos instrumentos. 
• Enriquecer com uso de novos instrumentos. 
• Propiciar a socialização através de atividades em conjunto. 


5. METODOLOGIA
Para alcançar os objetivos é necessário que o educador esteja pronto para permitir e estimular a participação do grupo espontaneamente em atividades musicais, em pesquisas e descobertas de sons, ritmos e melodias.
É indispensável que a música seja percebida e expressada antes de mais nada com o próprio corpo, sendo o ritmo e elemento musical que mais cedo e com mais força toda criança, precisa compreendê-lo através dos movimentos do corpo, como também, a própria a melodia, a intensidade, o timbre, todos os movimentos corporais podem ser vivenciados através da expressão corporal.
A educação musical abordada atualmente como música criativa. Pois ao ouvirem e interpretarem músicas através da expressão corporal livre e brincarem muitas e muitas vezes com os instrumentos, alguns grupos mostram desejo de tocar de forma mais organizada. O educador pode então estimular a formação da bandinha. A criança vai descobrindo a natureza dos sons e a partir de uma melodia, criar arranjos de vozes, instrumentos, levando a criança a criar músicas, elas precisam ter um vocabulário musical, isto é, representa por meios de sons livres, pesquisando sons, acompanhando ritmos com instrumentos simples, a prendem a cantar pequenas canções ou ouvir música clássica e popular em diferentes ocasiões. 
• O ouvir é muito importante para nós nos comunicarmos. Claro que estamos ao mesmo tempo ouvindo, vendo, sentindo todas as coisas. O nosso olhar e nossos ouvidos são bastante espertos, pois vemos e ouvimos só o que queremos. 
• Explorar os instrumentos quanto a cor, forma, textura, peso, espessura, tamanho, nome dos instrumentos, como utilizá-lo, a partir do momento em que a criança é capaz de segurar qualquer instrumento, começa para ela, a apaixonante experiência de tocar uma música.
• Os instrumentos vão proporcionar as crianças a oportunidade para realizar ações como sacudir, bater, raspar, produzindo efeitos sonoros variados. Assim ela satisfaz ao mesmo tempo sua necessidade de movimento e sua curiosidade.
• Com o trabalho com instrumentos também desenvolvemos habilidades cognitivas, afetivo-sociais e psicomotoras. Cada educador, entretanto, com seu grupo, poderá descobrir outras habilidades, desde que olhe com curiosidade, espírito criativo e criador os materiais que tem a sua disposição.
• Com o trabalho interdisciplinar abrangeremos muito mais o aprendizado do aluno.


6. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Música:
TERRA, PLANETA ÁGUA
( Guilherme Arantes)

ÁGUA QUE NASCE NA FONTE SERENA DO MUNDO E QUE ABRE UM PROFUNDO GROTÃO

ÁGUA QUE FAZ INOCENTE RIACHO E DESÁGUA
NA CORENTE DO RIBEIRÃO
ÁGUAS ESCURAS DOS RIOS
QUE LEVAM A FERTILIDADE AO SERTÃO
ÁGUAS QUE BANHAM ALDEIAS E MATAM A SEDE DA POPULAÇÃO
ÁGUAS QUE CAEM DAS PEDRAS
NO VÉU DAS CASCATAS RONCO DE TROVÃO
E DEPOIS DORMEM TRANQUILAS
NO LEITO DOS LAGOS, NO LEITO DOS LAGOS
ÁGUA DOS IGARAPÉS ONDE IARA MÃE D’AGUA
É MISTERIOSA CANÇÃO 
ÁGUA QUE O SOL EVAPORA PRO CÉU VAI EMBORA VIRAR NUVENS DE ALGODÃO 
GOTAS DE ÁGUA DA CHUVA 
ALEGRE ARCO-ÍRIS SOBRE A PLANTAÇÃO
GOTAS DE ÀGUA DA CHUVA
TÃO TRISTES SÃO LÁGRIMAS NA INUNDAÇÃO
ÁGUAS QUE MOVEM MOINHOS
SÃO AS MESMAS ÁGUAS
QUE ENCHARCAM O CHÃO
E SEMPRE VOLTAM HUMILDES
PRO FUNDO DA TERRA, PRO FUNDO DA TERRA
TERRA, PLANETA ÁGUA, TERRA, PLANETA ÁGUA, TERRA

Com a música trabalharemos:

• Leitura e Interpretação da música
• Exploração do vocabulário
• Pesquisa sobre autores de algumas músicas
• Pesquisa e construção de instrumentos musicais
• Atividades de matemática
• Atividades de ciências
• Atividades de educação física
• Atividades de educação artística
• Atividades de história e geografia

7. RECURSOS QUE PODERÃO SER UTILIZADOS
( Para aguçar a curiosidade das crianças quanto a descoberta dos sons - caso o prof. queira)
• Bambu 
• Frigideira de ferro 
• Pedrinhas 
• Conchinhas 
• Rolhas 
• Latas de refrigerante 
• Coco maduro 
• Verniz 
• Lixa 
• Corda 
• Cabo de vassoura 
• Galho de árvore 
• Tampinhas 
• Elásticos 
• Copo de plástico 
• Cilindro de bambu 
• Arame de caderno 
• Arame cozido 
• Caixa de madeira 
• Linha indiana 
• Peneira de taquaras 
• Chapinhas (tampinhas) 
• Lâmpadas queimadas 
• Cola branca 
• Jornais (úmidos) 
• Caixas de fósforos 
• Latas (Nescau, neston,etc.) 
• Papel de cimento (pacotes) 
• Barbante 
• Tesouras 
• Palitos de fósforo 
• Fita adesiva, Fita dupla face, Fita crepe
• Papel dobradura 
• Plástico adesivo 
• Furadeira 
• Ferro 
• Tampa de panela 
• Madeira 
• Grãos (arroz, milho, feijão, sagu, etc.) 
• Botões 
• Garrafas descartáveis 
• Aparelho de som 
• CDs 
• Pincel atômico 
• Colheres 
• Socador de alho 
• Ralador de queijo 
• Martelo 
• Prego 
• Serrote 
• Talhadeira 

8. AVALIAÇÃO
A avaliação será feita de forma continua e sistemática, observando o desenvolvimento individual e coletivo do aluno, analisando as atitudes como: respeito, compromisso com o aprendizado. Também através do acompanhamento dos trabalhos realizados pelos alunos. Verificar se o aluno:
• Participou das atividades
• Se ele discutiu sobre a interpretação da música
• Se participou das pesquisas
• Se aplicou o vocabulário, (seus sinônimos), corretamente
• Assimilou o aprendizado
• Se conseguiu fazer a interpretação desejada
• Se conseguiu construir um instrumento musical
• Se participou coletivamente das atividades

9. BIBLIOGRAFIA
Caderno de Formação,Vivências Artísco-Pedagógicas, p. 59, UNESP, 2.004.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Qualificação profissional para o magistério. Educação artística: Música e artes plásticas. Livro 4, 2ª. ed., Rio de Janeiro. Funtevê, 1986.
www.mec.gov.br- Fundação Mario Covas
www.novaescola.com.br

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RELATÓRIO DO PROJETO
MÚSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
  
            A aula começará com uma conversa informal sobre os problemas ambientais que nos atingem diariamente e a partir daí, elegeremos o tema prioritário para  nosso estudo: A ÁGUA.
            Começaremos a exploração do tema com a música PLANETA ÁGUA do cantor e compositor Guilherme Arantes.
            Com essa música, podemos desenvolver diversas atividades, em diversas áreas interdisciplinariamente.
            Discutiremos cada estrofe da letra da música para uma melhor interpretação da música, escutaremos e cantaremos várias vezes a música para que os alunos façam a interpretação do texto,(da música), produziremos textos, ler artigos de jornais e revistas,  assistiremos um vídeo educativo da TV cultura contendo informações sobre a água, e, logo após, na aula de Educação Artística, os alunos farão desenhos relativos ao tema  Água.
            Aproveitando o vídeo sobre o tema e a música, os alunos debaterão sobre a qualidade da água, cuidados com a poluição dos rios a través de agrotóxicos, dejetos humanos e esgotos e perceberão a necessidade de criarem alternativas para uma mudança de comportamento em relação aos cuidados e consumo da água potável. 
            Os alunos farão pesquisas de alguns compositores brasileiros, não interessando o tipo de música que eles compõem, e farão uma exposição  nos painéis da escola para que todos os alunos possam ver os trabalhos elaborados.
            Eles trarão vários CDs com músicas de vários ritmos para escutarmos e dançarmos, e, usando a criatividade, elaborarão danças que também serão apresentadas no palco da escola para todos os alunos e professores.
            Os alunos explorarão os instrumentos musicais da bandinha da escola quantos aos sons, formas, texturas, espessura, peso, tamanho, nome dos instrumentos, como utilizá-los, etc.
            Pesquisaremos os instrumentos musicais existentes e eles confeccionarão os seus próprios instrumentos musicais com vários tipos de materiais  encontrados na natureza , materiais recicláveis, objetos domésticos, etc.
            Nas aulas de matemática, os alunos trarão três contas de água de suas casas e farão o cálculo do consumo de água que cada família teve nos últimos três meses consecutivos, depois escolherão dois amigos para trocarem as contas de água, farão os cálculos do consumo da casa de cada um deles, vão fazer uma  comparação entre as casas para saber qual delas obteve o maior consumo. Logo após, os alunos darão sugestões, uns aos outros,  para que não haja desperdício de água.
            Como trabalharemos interdisciplinariamente, nas atividades que realizarmos procuraremos abranger todas as disciplinas sem que os alunos percebam que estarão estudando uma determinada matéria. Vejam:
GEOGRAFIA/ PORTUGUÊS/HISTÓRIA/CIÊNCIAS
·        O que é um grotão?
·        O  que é ribeirão?
·        Por que as gotas de água das chuvas levam a fertilidade ao sertão?
·        O que o compositor quis  dizer no trecho “ ...águas que caem das pedras no véu das cascatas ronco de trovão /e depois dormem tranqüilas no leito dos lagos...”?
·        E com “... são as mesmas águas que encharcam o chão e sempre voltam humildes /pro fundo da terra...”
·        “...água que o sol evapora/ pro céu vai embora/ virar nuvens de algodão...” Pensando na matéria de ciências, o que você lembra  com esse trecho da música?
·        O que é leito dos lagos?
·        Qual o significado de Igarapés?
·        Quem é Iara mãe d’água? Pesquise sobre ela.
·        O que é aldeia?
·        O que são moinhos? Como se movimentam?
Lógico que tais atividades não serão trabalhadas todas de uma única vez.


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