terça-feira, 24 de abril de 2012

PROJETO DINOSSAUROS II

PROJETO DINOSSAUROS
 1-OBJETIVO GERAL DO PROJETO: Possibilitar através de pesquisas e atividades lúdicas a aquisição de novos conhecimentos referentes ao tema. Estimulando a participação da família em um trabalho integrado com a escola. Buscaremos também explorar a extinção e a necessidade da preservação das espécies existentes.
 2- OBJETIVOS ESPECIFICOS: - compreender o que é extinção - diferenciar animais carnívoros e herbívoros - compreender o modo de sobrevivência dos dinossauros - aproximar as crianças à natureza - conhecer as diferentes espécies de dinossauros - despertar a observação, o raciocínio e a curiosidade na criança.
 3- JUSTIFICATIVA: O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que, em geral, contam com várias informações relativas a ele. O trabalho desenvolvido facilitará a correlação entre os animais com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos e trabalhos relacionados ao tema. E com isso terão a oportunidade de conhecer esses animais que viveram no nosso planeta a milhões de anos atrás.
 ÁREAS DE CONHECIMENTO: - Linguagem - Raciocínio lógico-matemático - Artes - Ciências - Natureza e Sociedade.
AÇÕES E ATIVIDADES: - Pesquisa da história dos animais de interesse do grupo - Coleta de dados por meio de pesquisas e observações - Uso de diferentes fontes de informação - Classificação dos animais - Atividades lúdicas - Atividades matemáticas - Montagem de jogos, tabelas e gráficos - Elaboração de cartazes, painéis - Registros do assunto de diferentes maneiras - Leituras diárias e hora do conto para o grupo mostrando gravuras e bonecos de dinossauros - Visita a algum Museu (USP ou PUC) .
 CONTEÚDOS RELACIONADOS AO PROJETO: · Linguagem oral e escrita O nome Conversas, diálogos, expressão de sentimentos, imitações, rimas Observação e manuseio de livros Listagem Confecção de cartazes Histórias Situações do cotidiano que envolva leitura e escrita; · Matemática Quantidades Cores Texturas Espessuras Tamanho Conjuntos Numerais associados à quantidade Cores Ciências Naturais e Saúde Moradia (habitat) Alimentação Partes do corpo Artes e Psicomotricidade: Jogos diversos Quebra – cabeça Atividades matemáticas Seqüência de figuras Desenhos dirigidos e espontâneos Recorte e colagem Dobraduras (origami) Máscaras, fantoches e dedoches Móbiles Músicas Poesias Pinturas Leituras diversas Passeios relacionados ao tema Escrita espontânea Mímicas Fábulas, contos, histórias Brincadeiras de imitação .
PRODUTO FINAL DO PROJETO: Além de um portifólio com os registros que serão feitos durante todo o projeto, também faremos uma pequena exposição na mostra de artes que será no segundo semestre deste ano.
 ETAPAS: 1-Sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema Dinossauros onde serão feitos os registros com a montagem de três quadros: - O QUE SABEMOS - O QUE QUEREMOS SABER - O QUE DESCOBRIMOS - EXTINÇÃO - CHUVA DE METEÓRO
 2-Tarefa para pais e alunos. Cada aluno irá levar um dinossauro de brinquedo e juntamente com seus familiares eles terão que pesquisar o nome e as características deste animal. Deverão fazer um registro coletivo (pais e filhos). 3-Diante das informações trazidas pelos alunos faremos uma votação para escolhermos quais as espécies iremos trabalhar. A partir daí realizaremos também uma pesquisa direcionada sobre o tema com as seguintes questões:
- COMO E ONDE VIVIAM OS DINOSSAUROS?
- COMO NASCIAM OS DINOSSAUROS?
- PORQUE ELES SUMIRAM?
4-Confecção de uma maquete do habitat onde eles viviam. Construiremos árvores, vulcão, rio, montanhas, etc. Este trabalho será feito em conjunto.
 5-Como sabemos que os dinossauros existiram se eles foram extintos e ninguém nunca os viu? Explicação sobre os paleontólogos e os fosseis. Iremos explicar o que é um paleontólogo, falar sobre o seu trabalho e como descobriram os dinossauros. Depois realizaremos uma experiência fazendo um fóssil com planta, para poder explicar melhor o trabalho do paleontólogo. Usaremos massa de modelar, folha de planta, uma tira de cartolina e fita adesiva, tigela, colher, água e gesso.
 6- Pesquisa sobre a cadeia alimentar.
7- Faremos uma atividade de classificação dos animais (herbívoros e carnívoros). Construção de um cartaz para os alunos classificarem os animais.
 8- Faremos uma atividade de classificação dos animais (bípedes e quadrúpedes). Com isso desenvolveremos o raciocínio lógico matemático na questão das quantidades, no caso as patas dos animais. Também poderemos classificá-los comparando suas medidas.
9- Confecção do mascote da sala. Os alunos irão pintar com tinta o tecido que será feito o dinossauro e irão colocar bolas de papel ou enchimento de almofadas para depois podermos costurá-lo. Após a confecção deste, cada aluno irá levar o mascote para casa e terá uma semana para conviver com ele, tendo que trazer para a escola o registro com fotos, desenhos e textos sobre a convivência.
 10- Confecção do dinossauro preferido de cada aluno utilizando argila. Depois de pronto eles serão expostos na escola.
11- Confecção de um dinossauro utilizando diversos tipos de sucata tais como: garrafas pet, embalagens de Danone, caixas de creme dental, caixas de sabonete, etc.
12- Visita a um museu para os alunos fazerem observações e pesquisas sobre o nosso tema do projeto. SUGESTÕES: Museu da PUC e Museu da USP. Jogo da memória dos dinossauros Quebra cabeça com dinossauros Trilha dos Dinossauros Quebra cabeça




























































Argentinosaurus huinculensis ou Réptil Argentino de Huincul


O dinossauro recebe o nome relacionado a um mito ou povo do local do seu descobrimento
Exemplos: O saurópode Jobaria tiguidensis que faz referência a Jobar, criatura mítica de lendas africanas.

Dois Jobairas lutam 
Outro exemplo é o Zuniceratops, um dinossauro ceratopsídeo da América do Norte, que recebeu esse nome porque foi encontrado nas terras dos indígenas Zuni, ou seja, seu nome quer dizer Cara com Chifre dos Zuni.

Zuni = Povo indígena norte americano + ceratops = cara com chifres.

Zuniceratops


O dinossauro é nomeado em homenagem a uma pessoa
Exemplos: Um bom exemplo é o dinossauro ornitópode Leaellynasaura encontrado na Austrália. Seu descobridor o batizou em homenagem a sua filha chamada Leaellyn, então isso quer dizer que Leaellyn nome da homenageada + saura(us) = réptil ou lagarto, que forma o significado do nome Lagarto de Leaellyn. Outro exemplo é o dinossauro encontrado no Brasil, o carnívoro Staurikosaurus Pricei, tem o nome da espécie "Pricei" em homenagem ao seu descobridor Lewellyn Ivor Price um dos primeiros paleontólogos brasileiros. Neste caso, o nome que faz a homenagem é o da espécie (o segundo nome) e não o nome do gênero (o primeiro nome).

Leaellynasaura





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário